Voltar à lista · 4 min read

Não achei minha Barbie: por que a pesquisa guiada é essencial para lojas de e-commerce

Toda garota tem o direito de se encontrar e estar confortável e orgulhosa de si mesma. Essa é a mensagem que Greta Gerwig tenta passar no filme Barbie, com uma das campanhas de marketing mais bem-sucedidas na história do cinema. Todos nós fomos engolidos pela onda rosa.

No entanto, assim como toda garota tem o direito de amar a si mesma, toda criança tem o direito de encontrar a sua própria Barbie. Eu fui até o site da Mattel para descobrir como eles ligaram o filme ao e-commerce, e me surpreendi: as bonecas Barbie são bem difíceis de encontrar! 

Digitei uma clássica: “Barbie Dentista”, mas sem sucesso. Então cliquei em “Bonecas com profissões”, e descobri que não existe mais uma “Barbie Dentista” (acho que a Barbie Dentista deve ter sido coisa dos anos 90, e foi descontinuada). Mesmo assim, fiquei me perguntando: por que o site não me recomendou outra boneca? Eles tinham uma Barbie Pediatra, uma Barbie Médica, e uma Barbie Cientista. Essas bonecas não seriam bem próximas de uma Barbie Dentista? Quantos clientes eles estão perdendo por não ter uma navegação fácil e recomendações de produtos no e-commerce deles?

Se você deixar os compradores sozinhos, eles podem rapidamente se perder no seu site, e dessa forma você acaba perdendo muitas vendas (assim como a minha experiência com o exemplo da Barbie). Uma pesquisa feita pela Google revelou que três em cada quatro compradores não compram nada após uma pesquisa fracassada, e um em cada dois consumidores compra da concorrência.

Pensando nisso, aqui estão algumas funções e ferramentas que você pode usar para otimizar o seu e-commerce e garantir que cada cliente encontre o que precisa na sua loja online.

1. Recomendações de produtos

Recomendações de produtos são um ótimo jeito de evitar que os usuários saiam sem finalizar uma compra. Ferramentas de recomendação de produtos podem ter várias formas: produtos parecidos com o que o cliente já comprou, acessórios relacionados, produtos que outros clientes compraram após comprar o que o cliente atual comprou, e assim vai. Muitas ferramentas de recomendação de produtos usam IA para aprender sobre o comportamento dos usuários e oferecer o melhor produto com base nisso.

O valor das recomendações de produtos é imenso: 54% dos vendedores relatam que recomendações de produtos são o principal determinante do valor médio do pedido (AOV) das compras do cliente. Pesquisas da Salesforce mostram que os compradores que clicam nas recomendações têm uma probabilidade 4,5 vezes maior de adicionar itens ao carrinho e finalizar a compra. E isso não conta apenas para a primeira compra; recomendações aumentam comportamentos gerais de compra: 49% dos consumidores disseram haver comprado um produto que não tinham a intenção de comprar inicialmente, após receberem uma recomendação personalizada.

2. Pesquisa guiada

Ao discutir a otimização da taxa de conversão de um e-commerce, não se pode deixar de fora o conceito de pesquisa guiada. É por meio da pesquisa guiada que você guia, aconselha, e ajuda os seus clientes durante as suas jornadas de compra. Um e-commerce com uma função de pesquisa guiada projetada corretamente ajuda os clientes a encontrar o que querem com rapidez e facilidade. A pesquisa guiada levará cada criança à Barbie dos seus sonhos!

Alguns tipos de ferramentas especializadas em pesquisa guiada, tais como o Quiz Widget da Sellesta, usam inteligência conversacional para ajudar os clientes em potencial a encontrar produtos que eles precisam. Trata-se de um pop-up na sua loja online que recria a experiência de loja ao fazer perguntas aos compradores sobre seus objetivos e preferências, e recomendar produtos que se encaixem.

Por exemplo:

  • Imagine que você quer comprar um jogo, e tem uma ideia geral do tipo de jogo que quer, mas não tem certeza de nenhum nome específico. A ferramenta faz uma série de perguntas sobre os seus gostos e preferências, e oferece uma variedade de opções que atendem aos seus critérios.
  • Uma loja de roupas pode fazer perguntas sobre a ocasião na qual o comprador deseja usar o produto, que tipo de impressão quer fazer, e seu orçamento, e então recomendar itens de vestimenta específicos que seriam uma boa correspondência.
  • A loja da Barbie poderia fazer uma série de perguntas divertidas aos compradores, perguntando sobre seus hobbies, artistas favoritos, estilos de roupas, lugares favoritos para passar as férias, e outras informações que os colocassem na direção correta para encontrar a Barbie dos seus sonhos. Eles poderiam até usar os personagens do filme da Barbie para ter algumas referências em comum com o público.

Compras guiadas e recomendações de produtos podem ajudar os compradores a chegar onde querem mais rápido, além de ajudar as marcas a aprender mais sobre as necessidades dos seus clientes.

Lojas como a El Duende e a Eurojuegos estão relatando a aceleração das vendas ao mesmo tempo em que cada vez mais clientes usam o produto. Além de aumentar as suas vendas, você pode coletar informações sobre clientes em potencial e alinhar as suas ofertas de produtos e estratégias de marketing.

Quer melhorar a sua taxa de conversão e oferecer uma experiência fantástica de pesquisa guiada na sua loja online?

Acesse já sellesta.com.

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link