Voltar à lista · 6 min read

M-commerce é essencial: 3 ações rápidas para ganhar clientes móveis na América Latina

De acordo com uma pesquisa da eMarketer, metade das compras na América Latina é feita por dispositivos móveis. E, já que o mercado do e-commerce na América Latina tem previsão de crescer 13% em faturamento anual, o potencial para vender por dispositivos móveis é enorme. No entanto, embora as marcas e agências de marketing saibam bem disso, há uma tendência de priorizar o design de experiências de compra e sites para desktops.

Aliás, de acordo com uma pesquisa feita com 300 corporações globais, 39% não possuem uma abordagem mobile-first. Então, por que as empresas escolhem ignorar os dispositivos móveis? Na América Latina, é preciso considerar um fator importante: as verbas são menores. Com agências de marketing cobrando por hora, os diretores de marketing e CEOs precisam definir prioridades. Por isso, modos responsivos e móveis são rebaixados ao segundo lugar, e aplicativos estão fora de questão.

Mas e se projetar a versão móvel primeiro for a abordagem correta? E se projetar a versão móvel puder não apenas aumentar as vendas, como também otimizar a sua verba de design? Não é à toa que a Google declarou-se uma empresa mobile-first em 2010.

Filosofia Mobile-first 

Luke Wroblewski – Diretor de Produto na Google há 8 anos – é um especialista no design de interfaces que inventou o conceito “Mobile First” em 2010. Esse modelo consiste em projetar a versão móvel antes da versão desktop. De acordo com Luke, criar a versão móvel antes traz três vantagens fundamentais:

  1. Na internet de hoje em dia, a versão móvel é mais relevante que a versão para computadores de mesa/notebooks.
  1. Projetar a versão móvel faz você focar no que é realmente importante. Fazer o design para uma tela tão pequena força você a priorizar as tarefas essenciais. É por isso que os sites que usam a filosofia “Mobile First” são mais usáveis e focados no ROI.
  1. As capacidades móveis ultrapassam computadores (GPS, acelerômetro, câmera, touch screen, etc.) Projetar a versão móvel primeiro permite que você use todas essas capacidades ao invés de restringir a sua interface aos poderes de um computador. 

Abordar a jornada do comprador pelo caminho móvel pode dar a você as melhores táticas para converter as suas vendas potenciais enquanto expande a sua oportunidade de atingir o seu público. É por isso que é essencial aproveitar ao máximo os benefícios do m-commerce (mobile commerce). Para isso, recomendamos algumas ações rápidas.

Ação Rápida #1: Projete o seu site para dispositivos móveis com uma metodologia ágil

É um erro (apesar de muito comum) fazer a versão Web primeiro e então criar uma versão reduzida para dispositivos móveis, usando todo o conteúdo, mas distribuído de maneira diferente. Com esse método de trabalho, a sua página não será adequada para dispositivos móveis, e nem desfrutará das capacidades dos dispositivos móveis que não existem em computadores. E esse erro será ainda mais gritante nos próximos anos.

Projetar a versão móvel traz muitas possibilidades além das típicas HTML, CSS e Javascript. Também é mais desafiador para especialistas em design de interfaces. Metodologias ágeis são uma ótima forma de abordar o design da versão móvel, pois oferece a oportunidade de testar e repetir. Você começa com o básico e vai aumentando gradualmente.

Pensar na versão móvel força você a incluir apenas o que é essencial: textos publicitários curtos, imagens robustas e com significado, e navegação fácil. As chamadas para ação devem estar claras para que o usuário desempenhe a ação que você quer que ele tome.

Ação Rápida #2: Use SMS ou mensagens de texto no atendimento ao cliente

O marketing por SMS cresce cada vez mais todos os anos. Em um relatório de 2021 feito pelo serviço de mensagens de texto Simple Texting, 62% dos consumidores haviam se inscrito para receber mensagens de empresas. Empresas de e-commerce têm taxas abertas de 98% e  taxas de cliques de 36% porque os clientes conseguem encontrar ofertas rapidamente em suas mensagens de texto ao invés de procurar por elas em sites, e-mails ou nas redes sociais.

O atendimento ao cliente por SMS permite que usuários conversem fora de casa com um representante de atendimento ao cliente na mesma velocidade e resolvam problemas onde quer que estejam. Se compras podem ser concluídas usando a tela de um dispositivo móvel, o atendimento ao cliente deve ser igualmente simples.

Existem outros jeitos de simplificar e melhorar a experiência do cliente com mensagens de texto. Você pode enviar uma mensagem para mantê-los atualizados sobre o status de seus pedidos. Você também pode usar as mensagens de texto como lembretes. Isso é ideal para evitar que os clientes esqueçam um pagamento ou compromisso relacionado ao seu produto e/ou serviço. Por fim, mensagens de texto são uma ótima maneira de desenvolver empatia e se aproximar do seu cliente. Você pode enviar saudações em datas importantes ou compartilhar uma conquista da empresa, como a abertura de uma nova loja.

A Simple Texting oferece um teste grátis sem necessidade de cartão de crédito e afirma ter uma configuração super rápida e simples para você poder começar em um piscar de olhos.

Ação Rápida #3: Use widgets e plugins mobile-friendly

Um plugin também pode ser chamado de módulo ou widget. É um fragmento de software que adiciona funções ao seu site ou aplicativo. De uma perspectiva técnica, eles são escritos em uma linguagem de programação. Ainda assim, em muitos casos, qualquer pessoa consegue adicioná-los facilmente no WordPress, Wix, e em outras plataformas de construção de sites.

Suponha que você está fazendo o seu site para dispositivos móveis, mas quer que ele seja adaptado para desktop também. Nesse caso, você deve escolher widgets e plugins compatíveis com o desktop e os dispositivos móveis. Mas tome cuidado! Muitos produtos afirmam ser “responsivos” ou “adaptados para dispositivos móveis”, mas não oferecem uma boa solução móvel. Leia as avaliações com cuidado e faça testes antes do lançamento.

Entre muitos widgets práticos para e-commerces, você poderá encontrar ferramentas de recomendação de produtos. Nós as consideramos essenciais para todas as empresas online, principalmente após lermos esta pesquisa da Salesforce que mostra como as recomendações personalizadas geram 26% do faturamento total de uma empresa de e-commerce. A Sellesta oferece uma solução de recomendação de produtos que é 100% mobile-friendly e já está aumentando vendas em 20%.

Vire móvel ou perca o jogo

Mudar o foco para os dispositivos móveis é essencial no mercado atual da América Latina, além de ser uma grande oportunidade para empresas de e-commerce. Se você está prestes a desenvolver o seu site ou se já tem um que não seja suficientemente adaptado para dispositivos móveis, tome algumas ações rápidas agora mesmo e vire o jogo para os seus negócios.

Para saber mais sobre ferramentas adaptadas para dispositivos móveis que personalizam a busca e melhoram a conversão, veja as soluções da Sellesta ou agende uma demonstração!

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link