Voltar à lista · 3 min read

O cenário evoluinte do e-commerce: Uma olhadela em como a personalização está redefinindo o sucesso (baixe o e-book GRÁTIS para ver mais)

Pense na última vez que você fez uma compra online. Você provavelmente passou por páginas e páginas de opções — por uma gama de escolhas eletrizante, mas desafiadora. Se você é um profissional do marketing ou das vendas em e-commerce, você conhece bem os desafios para se destacar em um mercado online tão lotado.

Após cada clique, a vastidão de produtos pode fazer com que até os compradores online mais experientes se sintam perdidos. Para os donos de empresas de e-commerce, essa vastidão levanta uma pergunta importante: Como ajudar os clientes a navegar pelo oceano de escolhas sem afogá-los nas opções?

Vamos mergulhar nas profundezas desse desafio e encontrar uma solução prática.

A jornada do comprador online: Desafios e oportunidades

A maioria das lojas online dificulta a descoberta de produtos. Ao invés de se sentirem relaxados, como se estivessem andando por uma loja tranquila, os compradores podem sentir que estão em um mercado tumultuado. Por isso, eles acabam saindo do site ou selecionando algo que não precisam; uma decisão da qual irão se arrepender. Tendo em vista o cenário atual, é fácil entender por que a taxa média documentada de carrinhos online abandonados atingiu 70,19% em 2023. 

Agora imagine que comprar online é mais fácil. Pense em uma loja que ajuda você a escolher, mostra coisas que você pode gostar, e guia você gentilmente, sugerindo produtos especialmente para você. Essa mescla perfeita de conveniência online e toque pessoal não é um sonho distante; está ao seu alcance.

Navegando pelo desafio digital no e-commerce

Quando os clientes saem da loja sem fazer uma compra, nunca é só porque não encontraram o produto desejado. Geralmente, é um sinal de uma oportunidade perdida para a loja estabelecer uma conexão significativa. Isso significa que muitas empresas ainda não entendem bem as necessidades e preferências dos seus clientes.

O objetivo principal das empresas de e-commerce não deveria ser bombardear os clientes com inúmeras opções de produtos. Ao invés disso, o foco deveria estar em exibir os produtos corretos, customizados para cada cliente. As empresas que entendem seus clientes dessa forma sutil conseguem oferecer uma experiência de compra impecável e personalizada.

O surgimento da IA na melhoria da descoberta de produtos

A tecnologia alimentada por IA não oferece só algoritmos e dados, mas também a compreensão das preferências e dos comportamentos singulares de cada cliente. Imagine um site de loja que conhece você como um amigo. Ele sabe do que você precisa, e até sugere o que você pode vir a querer depois. Você vê coisas que você pode gostar, ao invés de inúmeros outros produtos.

A sensação não é mais de estar perambulando sem sentido, e sim de que o site está escolhendo coisas para você. Com essas recomendações personalizadas, a IA transforma grandes lojas em lugares aconchegantes e amigáveis. Imagine um sistema que entende muitos clientes instantaneamente, e ainda assim faz com que cada um se sinta especial.

Por que as recomendações personalizadas são a sensação da vez

As recomendações personalizadas nos lembram daquele atendente de loja atencioso que sabe exatamente do que gostamos. É uma questão de exibir os itens que o cliente poderá querer em seguida. E quando uma empresa faz isso bem, ela não ganha só uma venda; ela ganha um fã. É assim que você converte um comprador casual em um cliente recorrente.

Como começar

Conhecimento é essencial para empresas ou pessoas que querem melhorar suas estratégias de personalização. Mas por onde começar? É aqui que este e-book entra em jogo. Repleto de conselhos, métodos e exemplos, é mais que um manual: é o seu planejamento passo a passo para prosperar. O livro também explora como um bom widget de recomendação pode tornar a jornada de compra mais suave para os clientes, causando aumentos nas vendas e no valor médio dos pedidos. Além disso, você encontrará alguns estudos de caso reais que mostram o widget em ação.

O mundo das compras online está evoluindo, e a personalização com IA é a chave para esse futuro. Graças à IA, tanto as empresas quanto os clientes podem esperar bons tempos. Se você faz parte do cenário de vendas online e quer se manter à frente da competição, garanta hoje mesmo sua cópia de “Transforme a olhadinha em compra: Maximizando as conversões com o poder das recomendações personalizadas”.

Libere o futuro das compras com IA — é um divisor de águas.

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link