Voltar à lista · 6 min read

Por que a descoberta guiada de produtos é a sua vantagem injusta de conversão que te ajudará a acelerar as vendas

Imagine só: João, um cliente em potencial, visita o seu site e encontra a televisão perfeita para a casa dele. Ele sabe o que quer—tamanho da tela, resolução, características—mas precisa de ajuda para descobrir qual modelo é o melhor para ele.

João tenta utilizar a pesquisa do seu site e os filtros avançados para reduzir as opções. Mas, enquanto ele passa por diversas páginas de produtos, ele precisa de mais esclarecimentos e ajuda com essa imensidão de escolhas. Frustrado, João sai do site sem fazer uma compra, desejando que tivesse um vendedor ao vivo para responder às suas perguntas e guiá-lo até o produto ideal.

Esse cenário parece familiar? Ele enfatiza o valor de oferecer uma experiência de usuário (UX) harmônica e agradável no e-commerce, principalmente quando os clientes em potencial então navegando por uma ampla variedade de produtos.

O poder de uma UX boa e de uma funcionalidade de pesquisa eficaz

Como um vendedor de e-commerce, você talvez já saiba da importância de uma experiência de usuário harmônica. No entanto, talvez você não esteja ciente da grande influência que uma UX ruim pode ter no seu negócio.

Quando os usuários precisam de ajuda para identificar produtos, principalmente em categorias com muitas opções (por exemplo, televisões, jogos de tabuleiro, produtos de beleza), uma UX ruim se torna um assassino silencioso. A parálise de decisão — um problema comum no qual os clientes estão se sentindo sobrecarregados com tantas opções e têm dificuldades para decidir — afasta os clientes em potencial. Por isso, um catálogo extenso sozinho não é garantia de sucesso; você também deve prestar atenção na funcionalidade de pesquisa do seu site.

E pode te surpreender que o abandono de pesquisas, causado pela dificuldade dos usuários em encontrar o que precisam, causou a perda de mais de 300 bilhões de dólares em vendas para varejistas só nos Estados Unidos no ano passado. O mesmo estudo revela que 90% dos consumidores nos Estados Unidos considera que uma boa funcionalidade de pesquisa é muito importante ou absolutamente essencial, e 97% concordam que os seus sites de vendas favoritos são aqueles nos quais conseguem encontrar rapidamente o que estão procurando. 

Ignorar os problemas de UX e de funcionalidade de pesquisa no site do seu e-commerce pode afetar negativamente o seu negócio — impactando o seu desempenho, a reputação da marca, e a retenção de clientes. Você pode perder clientes em potencial que nunca retornarão, possivelmente os direcionando aos seus competidores. Essas são algumas das maiores consequências:

  • Conversões baixas: Dificuldade em encontrar produtos resulta em um menor número de compras, taxas de conversão menores, e rendimento reduzido.
  • Taxas de rejeição altas: Uma funcionalidade de pesquisa ruim geralmente causa maiores taxas de rejeição, afetando negativamente as classificações da ferramenta de busca do seu site e dificultando que novos clientes descubram o seu site.
  • Perda dos insights do cliente: Sem as análises adequadas ou ferramentas para rastrear o comportamento e as preferências dos clientes, vendedores de e-commerce perdem dados valiosos para tomar decisões fundamentadas sobre ofertas de produtos, estratégias de marketing e melhorias no site.
  • Desafios de dimensionamento: Vendedores de e-commerce com uma má funcionalidade de pesquisa no website podem duvidar da eficácia de dimensionar o seu negócio através da publicidade, já que atingir um retorno sobre investimento (ROI) dos custos em anúncios se torna mais difícil. 

Melhorar a funcionalidade de pesquisa e a UX do seu site de e-commerce pode aumentar significativamente as suas chances de converter visitantes em compradores e estimular clientes leais que retornam para comprar novamente. É aqui que a Sellesta Engaje entra. 

Como a Sellesta Engaje funciona

Sellesta Engaje é uma ferramenta intuitiva projetada para ajudar empresas de e-commerce a superar os desafios associados com problemas de UX e funcionalidade de pesquisa. Seu objetivo é melhorar a experiência de compra e impulsionar as taxas de conversão, guiando clientes em potencial em uma jornada de descoberta customizada. O processo inclui um questionário formulado na hora, que se ajusta às informações do cliente em tempo real, tornando a experiência de pesquisa mais personalizada e eficiente.

Um pequeno widget que se integra facilmente com o seu site de e-commerce, o principal objetivo da Sellesta Engaje é ajudar os clientes a encontrar o produto que precisam de forma eficiente, mesmo que não tenham uma ideia clara do que estão procurando ou tenham várias opções dentro da mesma categoria. Assim, os clientes podem passar mais tempo nas páginas dos produtos e menos tempo pesquisando.

[CAPTURAS DE TELA DO PRODUTO]

Quando os visitantes chegam no seu site, a Sellesta Engaje usa uma série de perguntas customizadas para entender as suas preferências, necessidades, e exigências. Com base nas respostas, a ferramenta analisa os dados fornecidos e recomenda as opções de produtos mais adequadas para cada usuário. Os usuários recebem recomendações personalizadas de produtos dentro de 20 a 30 segundos.

Vale notar que, geralmente,  30% a 60% dos visitantes de sites usam a funcionalidade de pesquisa dentro do site e têm 2 a 4 vezes mais probabilidade de gerar conversões do que aqueles que não a usam, tornando a Sellesta Engaje uma adição ainda mais valiosa ao seu site.

Ao guiar os clientes nesse processo aperfeiçoado de descoberta de produtos, a Sellesta Engaje pode transformar visitantes casuais em compradores satisfeitos. Os benefícios são claros:

  • Pesquisa de produtos aperfeiçoada: A Sellesta Engaje simplifica a pesquisa ao fazer perguntas direcionadas. Isso ajuda os clientes a encontrar com rapidez produtos que correspondem às suas necessidades e preferências, levando a uma experiência de usuário melhor, mais conversões, e maior satisfação dos clientes. Irving Hernandez, o sócio fundador da Eurojuegos, acredita que a Sellesta Engaje é um assistente perfeito, como alguém que pergunta “Como posso te ajudar?” em uma loja física. [adicionar link]
  • Recomendações personalizadas e não-invasivas: A Sellesta Engaje usa uma abordagem não-invasiva para estimular a confiança e construir um relacionamento positivo entre o cliente em potencial e o vendedor. A El Duende, uma empresa mexicana que vende jogos de tabuleiro modernos, teve ótimos resultados após implementar a Sellesta Engaje. Aproximadamente 40% dos clientes usaram o widget. Daqueles que usaram, 60% completaram o questionário até o fim, e metade deles acabou realizando uma compra. [adicionar link]
  • Insights valiosos dos clientes: A Sellesta Engaje permite que vendedores de e-commerce coletem informações essenciais sobre clientes em potencial, ajudando-os a alinhar melhor as suas ofertas de produtos e estratégias de marketing.
  • Fácil integração e lançamento rápido: Compatível com qualquer site e sistema de gerenciamento de conteúdo, a Sellesta Engaje é fácil de integrar e garante a harmonia na funcionalidade em várias plataformas.

Revisitando a experiência de compra do João

Lembra do João, o cliente em potencial que achou que encontrar a televisão certa era como procurar uma agulha no palheiro?

Dessa vez, a pesquisa do João é moleza, com a Sellesta Engaje instalada no seu site. Assim que ele começa a pesquisa, a Sellesta Engaje faz perguntas personalizadas para entender as preferências e necessidades dele, recomendando modelos que correspondem aos seus critérios.

Sentindo como se um vendedor experiente estivesse o ajudando, João seleciona com confiança a televisão que ele estava procurando. Impressionado pela experiência personalizada, ele favorita o seu site no navegador para comprar novamente no futuro. Isso demonstra o poder inegável da descoberta guiada de produtos em ação.

Ao adotar a Sellesta Engaje, vendedores de e-commerce podem impulsionar o desempenho da sua loja online e maximizar suas chances de obter sucesso, tudo isso enquanto os clientes permanecem engajados. Peça hoje mesmo uma demonstração e comece a otimizar o seu site para uma experiência de usuário que deixará seus clientes com um sorriso no rosto.

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link