Voltar à lista · 9 min read

Como a ausência de uma IA de recomendação de produtos pode estar prejudicando a sua empresa de e-commerce

O seu site de e-commerce usa alguma ferramenta de recomendação de produtos? Se a resposta for não, infelizmente você está perdendo dinheiro. Hoje em dia, as ferramentas de recomendação de produtos são uma das táticas mais comuns e eficazes que os vendedores online usam para entregar uma experiência relevante aos clientes e gerar vendas. Uma Pesquisa da Salesforce mostra que recomendações personalizadas geram 26% do faturamento total de uma empresa de e-commerce. 

No entanto, muitas empresas ainda precisam implementar esse tipo de ferramenta no seu site. Ou então já implementaram, mas não está funcionando como deveria. A verdade é que o mundo do e-commerce está mudando o tempo todo, assim como os seus aplicativos. É quase impossível se manter atualizado em todas as coisas necessárias para manter a sua empresa na competição. Às vezes, pode parecer uma tarefa esmagadora. Mas alguns fatores nos fazem acreditar que a recomendação de produtos é uma prioridade quando se trata de e-commerce. E o que é mais importante: implementar essa ferramenta no seu site leva, no máximo, algumas horas. 

Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos deixar claro o que é a recomendação de produtos, como usá-la na sua empresa, e, por fim, por que ela é vital para uma loja online.

O que é a recomendação de produtos?

Entrar em uma loja grande e tentar encontrar o que você quer é sempre problemático. Às vezes, você sabe que precisa de algo para resolver um problema, mas não sabe o nome da coisa. Se transferirmos essa situação para uma loja online, temos a barra de pesquisa e as categorias para chegar aonde queremos. Mas se a loja oferecer mais do que alguns produtos, os clientes podem ficar clicando por alguns minutos sem encontrar o que precisam. E alguns minutos são críticos para as vendas online. O tempo médio de visita por página é menos de um minuto, e os usuários costumam sair do site em menos de 15-20 segundos.

Vamos considerar o exemplo de uma loja física para entender como a recomendação de produtos funciona: você entra na loja e sabe que está procurando “algo para limpar as folhas secas do seu quintal mais rápido”. Então você caminha pela loja procurando por um atendente que pergunte do que você precisa. Você explica o problema e segue o atendente até a seção de “sopradores de folhas elétricos”. Você define o seu orçamento, e o atendente indica o produto certo. Ele te entrega um cartão para levar até o caixa (provavelmente para ganhar a comissão da venda). Você paga, e finalmente, coloca o seu novo equipamento no carro para voltar, feliz, para casa.

A recomendação de produtos funciona de forma parecida, mas no mundo digital. Vamos continuar com o mesmo exemplo. Você está em um site de e-commerce de equipamentos para o lar, e digita na barra de pesquisa “algo para limpar as folhas secas do meu quintal mais rápido”. E resultados inesperados aparecem. Com uma ferramenta de recomendação de produtos, tudo muda. Quando você abre o site, um pop-up pergunta “O que você está procurando hoje?”. Ele exibe algumas das categorias da loja, algo como “cozinha”, “quarto”, “quintal”, e assim por diante.  Você clica em “quintal”. Então, a ferramenta faz mais algumas perguntas com base no seu histórico de pesquisa. Com três ou quatro perguntas, ela te leva até os equipamentos corretos em questão de minutos. Você digita o seu endereço, paga, e espera ansiosamente pela chegada do seu novo soprador de folhas elétrico.  

Para empreendedores, essa ferramenta de recomendação gera vendas sem tirar a comissão. Ela também auxilia o cliente e reduz passos na jornada do comprador. No marketing, chamamos isso de “reduzir a fricção”. Uma ferramenta de recomendação de produtos torna a experiência de compra mais fácil para os clientes e gera vendas para os comerciantes de e-commerce. 

Como a IA alimenta a recomendação de produtos

Agora que nós sabemos o que as ferramentas de recomendação de produtos fazem, vamos aprender como elas funcionam. As ferramentas de recomendação de produtos usam um conjunto de algoritmos para exibir produtos relevantes aos seus visitantes. Elas fazem isso usando dados como localização, gênero e intenção de compra.

Por trás de todas essas capacidades, está a tecnologia mais discutida da atualidade: Inteligência Artificial. Embora muitos tenham previsto que tal tecnologia provocará um apocalipse, a verdade é que as empresas que a estão utilizando ao seu favor estão lucrando mais. A IA alimenta as ferramentas de recomendação de produtos ao permitir que elas aprendam com as pesquisas de outros clientes e entenda como os clientes chegam nos produtos que querem. Ela pode melhorar as perguntas feitas e oferecer recomendações melhores ao longo do tempo. Dessa forma, é como se a IA fosse a sua nova vendedora: ganhando experiência com o tempo.

Os gigantes do e-commerce já usam recomendação de produtos

Uma ferramenta de recomendação de produtos que a maioria de nós conhece é aquela usada pela Netflix: ela explora o seu gosto em filmes e séries e fornece uma lista de recomendações na página principal da plataforma. Outra empresa famosa que usa recomendações é a Amazon. Em cada passo da jornada do comprador, ela oferece algumas sugestões ao fim da página.

E se você ainda acha que investir nas ferramentas de recomendação não vale a pena, considere isso: 35% das vendas na Amazon derivam da recomendação de produtos, e 75% do conteúdo assistido na Netflix é escolhido com base nos títulos recomendados.

Se você está se perguntando como isso pode funcionar para a sua empresa, não se preocupe. Não há limite para os tipos de indústrias que podem se beneficiar dessa ferramenta: a recomendação de produtos é tão versátil que você pode usá-la para recomendar qualquer coisa que você queira vender no seu site. É apenas uma questão de encontrar a ferramenta certa.

Estatísticas reveladoras

Vamos examinar algumas estatísticas sobre como as ferramentas de recomendação de produtos estão transformando as empresas de e-commerce para melhor:

  • 54% dos varejistas relatam que a recomendação de produtos é o principal fator que influencia o valor médio do pedido dos clientes (AOV).
  • Cerca de 71% dos sites de e-commerce oferece recomendação de produtos.
  • Uma pesquisa da Salesforce mostra que os compradores que clicam nas recomendações têm uma probabilidade 4,5x maior de adicionar itens ao carrinho e de completar a compra.
  • Mesmo os compradores que clicaram em uma recomendação mas não compraram tiveram taxas de engajamento maiores. Esses compradores tiveram um aumento de 20% na probabilidade de retornar ao site mais tarde.
  • 49% dos consumidores disseram ter comprado um produto que não pretendiam comprar inicialmente, após receber uma recomendação personalizada.

Como implementar a recomendação de produtos para a sua empresa

Você pode usar a recomendação de produtos no seu site de várias formas. Por exemplo, pop-ups ou banners.  Outra forma de usá-las é através dos e-mails de marketing que você envia.

Como ocorre com qualquer ferramenta, o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. Embora alguns recursos de recomendação de produtos funcionem perfeitamente em todas as indústrias, outros são melhores para indústrias específicas.

Você pode ver o que outras empresas estão dizendo sobre a ferramenta. Antes de escolher a melhor ferramenta para a sua empresa, verifique se ela funciona com os tipos de serviços e produtos que você oferece. Procure saber o que os outros estão usando, e descobrir o porquê. 

É essencial que a ferramenta que você escolher seja fácil de integrar no seu site atual. Se você não tiver uma equipe experiente em tecnologia, o melhor é usar um recurso de recomendação intuitivo e objetivo. Não é preciso de sofisticação quando se trata de recomendações: o mais importante é que sejam precisas e que o display de produtos seja claro e intuitivo para os compradores.

Personalização de Website

Dentre os recursos de recomendação de produtos, a função de Personalização de Website da Sellesta é uma ótima opção. Ela possui características diferenciadas que a tornam perfeita para qualquer empresa de e-commerce:

  • Pesquisa de produtos ágil

Ao fazer algumas perguntas, ela ajuda os clientes a encontrar produtos relevantes rapidamente. Dessa forma, simplifica a jornada do comprador.

  • Recomendações sob medida e não-invasivas

Fornece recomendações direcionadas e personalizadas ao seu cliente.

  • Insights valiosos sobre os clientes

Coleta informações sobre os compradores em potencial para te ajudar a melhorar as estratégias de marketing e produto.

  • Fácil integração e lançamento rápido 

O widget de Personalização de Website garante uma funcionalidade impecável, podendo ser integrado sem interrupção em qualquer site e sistema de gerenciamento de conteúdo.

Benefícios da Personalização de Website da Sellesta

Como vender um produto que não está sendo visto? Quando você melhora a probabilidade de os clientes descobrirem a sua marca, você está melhorando a conversão. O display de recomendações deve ser preciso e não-invasivo: ninguém gosta quando um vendedor tenta nos enfiar produtos goela abaixo. E o mesmo ocorre com um site: as sugestões devem estar corretas e agradáveis aos olhos. Dessa forma, você constrói confiança com os seus usuários.

Ao coletar dados do usuário, você encontra uma mina de ouro: nada tem mais valor que conhecer os seus clientes. É só perguntar para a Netflix como ela aumentou seu rendimento anual em 36% por ano desde seu lançamento em 2001. Um dos maiores fatores foi a implementação de um plano de negócios baseado em dados.

A ferramenta de Personalização de Website da Sellesta trata todos esses problemas com apenas um widget. Então, no final das contas, você economiza tempo e dinheiro que você gastaria na integração de ferramentas mais complexas.

Modernizar ou ficar para trás

We can’t emphasize enough how vital it is to keep up to date with technological advancements —specifically AI— to maintain an ecommerce business. Não aproveitar as ferramentas de recomendação de produtos é a mesma coisa que esperar que a sorte cuide da taxa de conversões da sua empresa.

A intenção não é se sentir ainda mais sobrecarregado. As boas notícias são que configurar uma ferramenta de recomendação não é tão difícil. Sim, leva algum tempo, e você vai precisar fazer pesquisas. Mas, quando você ver as vendas do próximo trimestre, vai celebrar seus esforços.Se você quiser experimentar o recurso de recomendações de primeira linha da Sellesta, você pode fazer isso de graça hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito. Impulsione as vendas do seu site de e-commerce!

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link