Voltar à lista · 6 min read

A Black Friday do México, “El Buen Fin”, está chegando — veja como maximizar suas vendas

Inspirado pela Black Friday, El Buen Fin é um dos maiores eventos de compras do México. Desde a primeira edição, organizada pelo Conselho do Comércio em 2011, El Buen Fin rapidamente se tornou o maior evento de compras do país. Em 11 anos, o total de vendas feitas durante El Buen Fin cresceu mais de 3X. Na edição de 2022, as vendas online compuseram 18% das vendas totais durante o evento, e os ingressos diários cresceram 31% em relação à edição de 2021.

Canais online têm um papel crítico nas compras: os consumidores pesquisam os produtos no Google, lêem blogs, comparam preços em diferentes lojas, e escolhem o que e onde comprar antes do início do frenesi de compras. Quando o evento de quatro dias começa, os compradores combinam diferentes canais para comprar, mas a compra final geralmente é feita online.

Com base em uma pesquisa da Associação Mexicana de E-commerce (AMVO em espanhol), analisaremos os principais comportamentos dos consumidores durante El Buen Fin em 2022 e recomendaremos algumas táticas importantes para disparar as suas vendas na edição deste ano.

Quem está comprando?

Precisamos ter uma noção de quem vai comprar antes de entrarmos no funil tradicional no marketing (adquirir, engajar, e converter). Isso esclarecerá aspectos importantes para o uso de uma estratégia adequada e linguagem eficaz para campanhas de marketing durante El Buen Fin.

De acordo com a AMVO, 6 de cada 10 usuários da internet mexicanos compram algo durante El Buen Fin. Tanto homens quanto mulheres compram, mas a faixa etária mais presente entre os compradores é 25 a 34 anos. Aqui vai um resumo do perfil do comprador, com base no relatório da AMVO:

Com base nestes dados, podemos perceber uma grande oportunidade para compradores de classe alta e média que verificam os produtos em seus celulares e têm de 25 a 44 anos de idade. Basicamente, são millennials que querem comprar muitas coisas, mas geralmente não têm dinheiro para isso: El Buen Fin representa um oásis no espaço-tempo onde eles podem conseguir os produtos cobiçados que sempre quiseram (não é de se surpreender que moda é a categoria #1).

Como ganhar clientes

De acordo com a análise da AMVO, a maioria dos compradores sabem qual site acessar, então o tráfego é majoritariamente direto. Ainda assim, as campanhas no Google Ads geram 20% do tráfego para os sites incluídos na pesquisa. Os anúncios no Google são essenciais quando a sua marca ainda não é muito popular, e você precisa ganhar visibilidade.

Criar textos publicitários de qualidade para os anúncios no Google pode se tornar uma tarefa demorada que você ou a sua equipe pode não ser capaz de completar a tempo. A Sellesta oferece uma ótima ferramenta para criar anúncios no Google instantâneos com desempenho otimizado.

Otimize suas listagens

Se você é um comerciante vendendo na Amazon ou no Mercado Livre, você sabe que há muitas coisas que você pode fazer para se preparar para o Buen Fin deste ano. Na pesquisa que a AMVO fez com 358 compradores, 53%disseram ter comprado na Amazon durante El Buen Fin e 40%, no Mercado Livre. Logo após estes gigantes, vieram Liverpool e Walmart, seguidos de outros marketplaces de vendas. 

Como se destacar se você e cinco outros vendedores estão vendendo o mesmo produto na Amazon e no Mercado Livre? A resposta é simples: otimização de listagens. Palavras-chave e descrições bem feitas são cruciais para atingir o sucesso nos marketplaces. Mas escrever listagens de qualidade, principalmente se você tem um catálogo extenso, pode ser uma tarefa infinita que você ou a sua equipe não será capaz de terminar a tempo para o final de semana mais barato do ano.

A Sellesta oferece uma ótima ferramenta para criar listagens instantâneas com desempenho otimizado: O Otimizador de Listagens. Esta ferramenta usa IA para auxiliar os vendedores na criação de descrições envolventes para os produtos e garantir que as listagens contenham as palavras-chave corretas para atrair clientes. Você pode combiná-lo com outras ferramentas, como o Rastreador de Palavras-chave, que monitora a posição do seu produto nos resultados de pesquisa da Amazon por palavras-chave específicas, permitindo que você reaja rapidamente às mudanças de circunstâncias dos concorrentes e mantenha-se um passo à frente. E a melhor parte é: você pode experimentar de graça agora mesmo sem usar cartão de crédito.

Como engajar clientes em potencial quando entram no seu site

Se você conseguiu trazer o seu público-alvo para o seu site, você deve ajudá-los a chegar rapidamente nos produtos que desejam. Há algumas ferramentas que podem ajudar com isso, como o Quiz de Sugestão de Produtos da Sellesta. Este widget levará os seus compradores até os produtos dos quais precisam em questão de segundos, ajudando você a prender a atenção dos millennials sedentos por compras. A configuração do widget é muito fácil, e ele faz algumas perguntas para entender o que o usuário quer. É a versão digital do atendente que diz “como posso te ajudar?” em uma loja física.

Redirecionar campanhas também é essencial nas semanas que precedem o evento: você precisa identificar os seus clientes com antecedência, lembrá-los de que você está lá, e que estará oferecendo um desconto durante El Buen Fin. Isso pode ser feito pelas redes sociais, campanhas de e-mail, ou até SMS. Instalar o Meta Pixel nas suas páginas de produto é uma ótima forma de identificar compradores em potencial e aparecer nos seus feeds do Instagram ou do Facebook.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que com base nos dados do ano anterior, os dispositivos mais comprados são os móveis. Isso quer dizer que o seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis, assim como os widgets que você usa. O widget de recomendação de produtos que sugerimos é ótimo para dispositivos móveis, então garanta a qualidade do desempenho do seu site em dispositivos móveis.

Como converter? Escolha seus canais com sabedoria

Quando finalmente chegamos na fase da conversão, significa que fizemos um ótimo trabalho. Mas ainda assim, como podemos identificar qual foi a ação mais importante que levou à conversão? Bem, de acordo com o relatório da AMVO do ano passado, o canal que mais influencia compradores são as redes sociais (40%), seguidas de marketplaces como a Amazon ou o Mercado Livre (38%) e o site da loja (32%). Em média, os compradores usam no mínimo três fontes de informação para decidir fazer a compra.

Isso quer dizer que converter pessoas exige uma estratégia omnicanal eficaz, na qual você cuida do seu site, das redes sociais, das campanhas no Google Ads, e até da loja física (se você tiver uma). De acordo com essa pesquisa, 28% dos compradores disseram que o ponto de contato que mais influenciou a compra foi a publicidade na loja física.

Um orçamento limitado e ambição ilimitada pode, por vezes, causar más campanhas de marketing. Esteja ciente de quanto você pode investir e use seus recursos com sabedoria. Se, para isso, você precisar deixar alguns canais de fora, tudo bem. Foque em realizar boas campanhas nas redes sociais, otimizações no marketplace, e um site que gere muitas conversões.

É melhor prevenir do que remediar

Sabemos que muitos e-commerces não estarão prontos quando os jogos vorazes começarem em Novembro, então otimizar o afunilamento das suas vendas online antecipadamente dará à sua empresa uma vantagem competitiva. Afinal, El Buen Fin representa uma oportunidade gigantesca de crescimento nas vendas, então você deve começar a otimizar com no mínimo seis semanas de antecedência. Um bom afunilamento leva tempo para ser feito corretamente.

Se você não tem uma equipe de marketing grande o suficiente para fazer tudo o que precisa ser feito, a Sellesta pode facilitar a sua vida ao acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra. Conte conosco, desde a criação de anúncios no Google, recomendações inteligentes, até a otimização de listagens. Vamos ajudar você a disparar as suas vendas neste Novembro.

Agende uma demonstração e equipe-se agora mesmo!

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link