Voltar à lista · 7 min read

6 ferramentas (inofensivas) baseadas em IA para impulsionar o seu e-commerce que você não pode perder

Website personalization

Se você gerencia ou trabalha em uma empresa de e-commerce, com certeza já sabe da popularidade recente da inteligência artificial. Mas apesar de todo esse barulho, é uma área ainda pouco compreendida — e aproveitada — pela maioria das empresas de e-commerce. E mais: existem várias ferramentas de IA disponíveis no mercado que são a) relativamente fáceis de entender, b) fáceis de implementar, e c) podem ter um impacto positivo imenso no crescimento do seu e-commerce.

Na verdade, embora as ferramentas de IA possam parecer um grande desafio, quando você as experimenta, você descobre que elas podem ser muito intuitivas e eficazes. Depois disso, é só uma questão de adaptar e deixar fluir. Apesar de as ferramentas de IA parecerem complexas, podemos pensar nelas como calculadoras: elas podem desempenhar um milhão de operações cem vezes mais rápido que um humano, mas ainda assim, precisam que um humano fale para elas o que devem fazer.

Agora, vamos explorar algumas ferramentas que podem ser recursos valiosos para empresas de e-commerce.

1.   Otimização de Anúncios da Sellesta

Campanhas eficazes no Google Ads são essenciais para uma empresa de e-commerce. São uma maneira excelente de atrair clientes para o seu site. Mas infelizmente, as equipes de marketing e produtos de e-commerce nem sempre possuem tempo ou especialização para criar anúncios no Google que sejam otimizados e tenham um bom custo-benefício, e acabam desperdiçando dinheiro. Dinheiro que poderia ter sido gasto de jeitos muito melhores.

A Otimização de Anúncios da Sellesta é uma ferramenta que potencializa a IA ao criar anúncios de alto desempenho no Google instantaneamente. Primeiro, ela encontra as palavras-chave mais relevantes no seu nicho para alcançar posições mais altas com maior rapidez. Então, ela ajuda você a gerar vários anúncios otimizados para o Google e obter textos publicitários de alta conversão que melhoram as suas taxas de cliques. E você pode experimentar de graça — sem precisar de cartão de crédito.

2. 3PM

Hoje em dia, tanto os clientes quanto os comerciantes precisam lidar com fraudes em marketplaces online. Por exemplo, existe o problema da falsificação de mercadorias. De acordo com a CBS, investigadores federais que compraram 47 produtos de vendedores terceirizados na Amazon, no Walmart.com, no eBay, e em outros sites, descobriram que 20 desses produtos, incluindo cosméticos, sapatos, e eletrônicos, eram falsificados. Todos os itens foram anunciados como novos. E os vendedores tinham uma média de avaliações de clientes acima de 90%.

Isso é um grande problema para quem está tentando ganhar a confiança dos clientes, principalmente nos países da América Latina, que estão apenas começando a sua jornada de desenvolvimento do e-commerce. O 3PM Shield usa IA para proteger seus clientes e os clientes deles contra falsificações em sites de marketplaces. Ele usa algoritmos de aprendizado de máquina que geralmente conseguem diferenciar produtos verdadeiros dos falsos ao mesmo passo em que adquire mais inteligência — e eficácia — durante esse processo. A 3PM oferece soluções que ajudam fabricantes, revendedores e marcas a resolver problemas complexos que afetam o faturamento. A extensão de navegador única da empresa em modelo B2B2C, chamada ReconBob, melhora e protege a experiência de compra online dos consumidores.

3. Personalização de Website

Após atrair os clientes para o site, surge um novo desafio: fazer com que eles comprem. Você pode ter tentado cores diferentes, chamadas para ação,  e novas fotos para os produtos, e ainda assim, não saber por que certas coisas funcionam e outras não. Determinar o comportamento do cliente pode ser complicado, e se esforçar, mesmo que nos lugares certos, pode ser ainda mais difícil. Como saber o que os clientes estão procurando e mostrar esse produto o mais rápido possível quando eles estão visitando o site?

A Sellesta desenvolveu uma ferramenta poderosa que ajuda você a exibir produtos relevantes que correspondem à intenção dos seus compradores ao pesquisar, guiando-os até os itens que eles querem encontrar, mas não necessariamente sabem o nome. Essa ferramenta remove a necessidade de passar por vários produtos irrelevantes, facilitando a jornada de compra e aumentando as taxas de conversão.

4. Emotive

Atualmente, é normal encontrar chatbots auxiliando no atendimento ao cliente dos sites. A maioria das empresas usa mensagens automáticas para reduzir gastos, mas muitos de nós já sofremos para explicar para um robô o que precisamos. Será que os robôs conseguem ser mais amigáveis e ao mesmo tempo sanar as dúvidas dos clientes?

Emotive é um produto que parece possibilitar isso. As integrações para plataforma de e-commerce e software de CRM facilitam a customização das mensagens por dados demográficos ou comportamentos de compra. Uma equipe de redatores e designers ajudam você a criar mensagens personalizadas para a sua marca, para que os clientes sintam que estão conversando com você por mensagem de texto. Como resultado, essa ferramenta ajuda você a construir funis completos para interagir com os seus clientes de forma direta, rápida e mais pessoal, ao mesmo tempo em que rastreia dados para produzir relatórios precisos sobre as análises de engajamento. Ela também ajuda a criar mensagens de marketing personalizadas e inclui anúncios conversacionais interativos para fazer upsell, pagamentos por SMS, mensagens de texto, e atendimento ao cliente. Mais de mil marcas já usam, e a Emotive declara que a ferramenta é capaz de aumentar a taxa de conversão em no mínimo 10%.

5. Otimização de Listagens na Amazon

Se o seu negócio é vender na Amazon, você sabe como é difícil derrotar a competição. Mesmo com ótimas avaliações, preços justos, e produtos de alta qualidade, trabalhar com o algoritmo não é fácil. É comum que empreendedores precisem gastar tempo cuidando da parte física do negócio: garantir que as entregas cheguem a tempo, a qualidade do produto, etc. Com isso, será que tem como sobrar tempo para lidar com o marketing e as vendas?

Outro produto interessante da Sellesta é a Otimização de Listagens da Amazon, projetada para melhorar o desempenho e aumentar o faturamento na Amazon. Usando uma ferramenta poderosa para a pesquisa de palavras-chave, ela impulsiona as suas vendas na Amazon e ajuda você a ganhar vantagem competitiva ao acessar insights críticos do mercado. Chega de gastar horas pesquisando. Ao invés disso, você receberá relatórios objetivos e ações rápidas que você pode ativar com um clique. E sabe o que mais? Você ainda pode fazer um teste grátis.

6. Google’s Vision Product Search

Além dos problemas normais que uma loja online enfrenta, precisamos olhar para o futuro e descobrir como a experiência de compra está se transformando. Por exemplo, embora as palavras-chave e categorias sejam relevantes para alguns compradores, outros preferem uma busca mais visual. Uma pesquisa revelou que 62% da geração Z e dos millennials prefere mecanismos de busca visual. E você deve estar pensando, como é possível ajustar um e-commerce para ajudar os clientes a comprar com base em imagens?

Bem, a Google está desenvolvendo um software para atender a estas necessidades. to take care of these needs. O Google’s Vision Product Search usa reconhecimento de objetos baseado em aprendizado de máquina nas pesquisas para oferecer produtos “parecidos” do catálogo do vendedor. Especialistas preveem que cada vez mais clientes farão pesquisas visuais, já que elas se aproximam mais da experiência de uma loja física. A pesquisa visual também é a opção favorita nos dispositivos mais usados para compras: os móveis.

Ultrapasse a competição

Escolher as ferramentas de IA corretas é essencial para melhorar a produtividade e gerar crescimento para a sua empresa online no mundo atual. Com tantas opções disponíveis, saber selecionar as ferramentas será uma vantagem competitiva, resolvendo as suas necessidades específicas e fornecendo escalabilidade para acomodar o crescimento que virá. Em uma indústria que se transforma a cada segundo, aqueles que não se juntam à onda logo no começo colocam em risco o futuro do próprio negócio.

Ao potencializar a inteligência artificial, a Sellesta otimiza a sua loja online, impulsiona as vendas, e entrega experiências personalizadas aos clientes. Não perca a chance de investir no crescimento da sua loja online. Acesse o site da Sellesta para saber mais sobre as funções, agendar uma demonstração, e ultrapassar a competição!

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link