Voltar à lista · 8 min read

Pare de pirar com criação de conteúdo: a sua empresa de e-commerce precisa de IA generativa

Se você é dono(a) de uma empresa de e-commerce, provavelmente já se viu soterrado(a) por uma pilha de tarefas relacionadas a conteúdo mais de uma vez. Post para blogs e redes sociais, descrições de produtos, anúncios: e a lista nunca acaba. Você pode estar fazendo (ou tentando fazer) todas essas tarefas sozinho(a). Mas nunca é o suficiente, não é mesmo?

É aí que a IA generativa entra: uma solução real para tornar essas tarefas mais fáceis e rápidas. Ao aprender com os dados existentes, a IA generativa pode criar conteúdos novos que soam como se tivessem sido escritos por humanos. Empresas de e-commerce podem usar uma variedade de ferramentas de IA generativa para criar materiais de marketing mais engajantes e persuasivos, melhorar a experiência do cliente, e até criar novos produtos.

Apesar da IA generativa ainda ser recente, ela já está tendo um impacto enorme na indústria do e-commerce. Uma pesquisa recente feita pela Gartner descobriu que 60% das empresas usarão IA generativa até 2024. 

O que é a IA generativa?

Falando de maneira geral, a IA é feita para entender dados e fazer previsões precisas. No entanto, a IA generativa é um tipo específico de IA que busca criar novos dados que pareçam com os dados de treinamento. Por exemplo, um modelo de IA tradicional pode ser treinado para prever a próxima palavra em uma frase. Por outro lado, um modelo de IA generativa pode ser instruído a gerar novas frases que pareçam com as frases do treinamento. Outro exemplo: enquanto a IA tradicional é ótima em classificar imagens, a IA generativa é muito boa em criá-las. 

Talvez você não tenha ouvido falar sobre IA generativa, mas com certeza já ouviu falar do ChatGPT. O ChatGPT é um exemplo de IA generativa de texto. Mas a IA generativa pode criar novos conteúdos em muitos níveis, como texto, imagens, áudio, vídeo, código, e até mesmo DNA. Ela faz isso com padrões de aprendizado de dados existentes, e usa o conhecimento adquirido para gerar resultados novos e únicos.

O ChatGPT é um modelo textual de aprendizado de máquina muito popular, que tem sido o tema de muitas manchetes. No entanto, ele não é a primeira ferramenta desse tipo. O ChatGPT da OpenAI e o Bard da Google são dois exemplos de grandes modelos de linguagem lançados nos últimos anos. A Yandex também lançou uma rede neural tipo GPT, chamada YaLM 100B.

Embora o ChatGPT tenha recebido muitas avaliações positivas, também teve suas críticas. O repórter Cade Metz, do The New York Times, e a escritora de livros culinários Priya Krishna pediram ao GPT para escrever receitas para um jantar de Ação de Graças, e os resultados foram desastrosos. Apesar das suas falhas, as principais empresas do mundo todo usam IA para realizar tarefas e abordar problemas de produtividade.

A IA generativa pode ser usada para gerar textos, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdos criativos, e responder perguntas. A capacidade das máquinas de criar abre uma grande discussão sobre originalidade: já que a IA generativa produz conteúdo que se parece com outros conteúdos, será que estamos fadados a repetir a mesma fórmula eternamente se usarmos a IA generativa? Apesar de que, se formos mais a fundo nesse pensamento, já não estávamos fazendo isso nos nossos trabalhos sem a IA?

A indústria criativa sempre fala sobre como evitar repetir as mesmas ideias. Então, como podemos reinventar a criação de conteúdo e ainda usar IA? Alguns dirão que o segredo está nos materiais que usamos para alimentar a nossa ferramenta de IA generativa: a arte da “instrução”. A instrução é a mensagem que você envia à IA para que ela gere o conteúdo, e quanto mais refinada for a instrução, melhor será o resultado. Então, pesquisas e critérios humanos não se excluem da equação da criação de conteúdo: nem um pouco.

Como a IA generativa pode ser usada em uma empresa de e-commerce?

Deixando de lado a discussão sobre originalidade, vamos explorar as formas de usar a IA generativa para impulsionar a sua empresa de e-commerce.

IA generativa na criação de conteúdo

A IA generativa pode ajudar você a criar conteúdos como posts para blogs e redes sociais, descrições de produtos, e materiais de marketing. Isso ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro, e também pode ajudá-las a criar conteúdos mais engajantes e informativos. Aqui vão alguns exemplos de ferramentas de criação de conteúdo de IA generativa que você pode explorar com a sua empresa de e-commerce:

  • Modelos de linguagem como ChatGPT, Bard e YaLM 100B podem ajudar a escrever posts para blogs em uma questão de segundos.
  • Synthesia pode ajudar a criar vídeos profissionais com avatares humanos. É só digitar o texto, escolher o seu “ator”, e em alguns minutos você terá um narrador para o seu vídeo.
  • Gere novas descrições de produtos e otimize as que você já tem para aumentar a visibilidade dos seus produtos com a Otimização de Listagens da Sellesta.
  • Crie imagens para as redes sociais com apenas duas ou três palavras usando a neural.love.
  • Os Anúncios na Amazon da Sellesta ajudam a adquirir mais usuários com anúncios envolventes na Amazon. Essa ferramenta também inclui uma verificação de qualidade por humanos para garantir que os anúncios gerados são relevantes e eficazes para os seus negócios.
  • Jasper é um assistente de escrita IA potente, que pode ajudar você com muitas tarefas, incluindo criação de conteúdo, escrita de e-mails, e gerenciamento de redes sociais. É um pouco mais caro que outras ferramentas de criação de conteúdo IA, mas vale o investimento se você estiver procurando uma ferramenta de alta qualidade.

IA generativa no engajamento de clientes e upsell

A IA generativa pode ajudar você a personalizar a experiência do cliente e aumentar a sua taxa de conversão ao oferecer recomendações, gerar e-mails customizados, e até criar chatbots simpáticos. Com tudo isso, a IA generativa ajuda as empresas de e-commerce a melhorar o engajamento e a lealdade dos clientes. Aqui vão algumas ferramentas interessantes:

  • Crie conteúdos dinâmicos de marketing apenas com texto. Uma ferramenta incrível para a criação de vídeos é a Elai.
  • Adote um chatbot de atendimento ao cliente altamente personalizado com a Polyai.
  • Ofereça recomendações aos seus clientes com base nos padrões de uso com a Personalização de Website da Sellesta e aumente a probabilidade de os seus usuários retornarem ao site em 20%.

IA generativa no engajamento de funcionários

A IA generativa pode ajudar a engajar funcionários de várias formas, incluindo:

  • Simplicar a pesquisa empresarial: A IA generativa pode ser usada para incrementar a pesquisa empresarial, tornando o processo de encontrar as informações que precisam mais fácil e rápido para os funcionários. Isso pode ajudar os funcionários a produzir mais e tomar decisões melhores. Um bom exemplo é a glean.
  • Oferecer coaching personalizado: A IA generativa pode entregar coaching personalizado para os funcionários, oferecendo orientação e ajudando-os a melhorar sua produtividade. Isso pode ajudar os funcionários a se sentirem mais apoiados e engajados no trabalho. Uma escolha popular é a Better Up.
  • Gerar insights para equipes de RH: A AI generativa pode ser usada para entregar insights às equipes de RH com base no histórico de trabalho, ajudando a identificar áreas nas quais os funcionários podem precisar de ajuda e iniciar intervenções específicas e direcionadas. A Predictive HR é uma ferramenta completa que usa IA para gerar relatórios e tornar as tarefas de RH mais acessíveis e eficientes.

Preocupações sobre a IA Generativa

Por mais louvor e alcance que a IA generativa tenha conquistado, ela tem seus defeitos. Por exemplo, a amplitude das fontes do ChatGPT faz com que a sua criação de conteúdo seja muito genérica e sem graça. Também existe a história do advogado que apresentou um caso criado pelo ChatGPT, e a maior parte das evidências acabou sendo falsa.

Embora a IA generativa seja uma tecnologia promissora, é essencial estar ciente das suas limitações. Para garantir a qualidade do conteúdo gerado por IA, também chamado de “conteúdo sintético”, é preciso ter processos e métodos. Isso envolve incluir um humano no circuito para revisar o conteúdo ou até usar outra IA para fazer uma verificação dupla.

Também é crucial estar ciente de que os modelos usados para IA generativa são treinados com os dados que estão disponíveis online. Esses dados podem incluir conteúdos sob direitos autorais, artigos, e outras informações protegidas. Se esses dados não forem revisados corretamente, a sua empresa pode vir a ter problemas com a lei.

IA generativa: usar ou sair

A ascensão da IA generativa já transformou muitas indústrias, incluindo a do e-commerce. Com a capacidade de gerar novos conteúdos como descrições de produtos, imagens, e até novos produtos, a IA generativa pode revolucionar a indústria do e-commerce. Você pode ajudar a sua empresa a economizar muito tempo e dinheiro ao adotar ferramentas alimentadas por IA generativa com antecedência, e assim você conseguirá desenvolver produtos e estratégias de marketing ainda melhores. Isso manterá você um passo à frente da concorrência.

Como o tio Ben disse ao Peter em Homem-Aranha, “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.” Apesar do seu grande potencial, precisamos considerar que, talvez, mais do que nunca, precisamos de profissionais humanos experientes, que entendam como usar a IA generativa a seu favor. A concorrência está cada vez mais acirrada, e ela espera de nós conteúdos e produtos cada vez melhores com a ajuda da IA.

Gerentes de marketing, desenvolvedores de produtos, recrutadores, CEOs: todos os trabalhadores do sistema precisarão experimentar as ferramentas disponíveis para fazer seus trabalhos mais rápido e com maior facilidade. Aqueles que não compreendem a magnitude dessas tecnologias estão, possivelmente, limitando suas chances de manter a própria relevância no mercado.

Se você quiser encontrar mais ferramentas legais de IA generativa, acesse o site da Sellesta e agende uma demonstração.

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link