Voltar à lista · 10 min read

Ajuda do Google Ads: tudo o que você precisa saber [2023]

google ads

Criado no ano 2000 com o nome de “Google Adwords”, o Google Ads é um serviço de publicidade oferecido pela Google. Se você já utilizou a ferramenta de buscas, e mesmo que você não tivesse conhecimento de que aquilo era uma propaganda, provavelmente já avistou um destes em forma de banner do Google Ads em algum momento durante suas pesquisas online. 

Contudo, talvez você se pergunte o que torna a ajuda do Google Ads única e por que ele tem sido tão popular nos últimos anos.Você sabia que em 2022 o Google Ads obteve uma receita de aproximadamente US$ 279 bilhões, enquanto o segundo colocado, o Facebook, teve US$ 26 bilhões? Uma diferença considerável, não é mesmo? No entanto, isso pode ser facilmente explicado: as pessoas estão dispostas a pagar por anúncios se isso significa que alguém interessado em seu produto terá a oportunidade de vê-lo.

Anúncios no mundo real? Cara, isso é coisa do passado!

Afinal, de que adianta mostrar o mesmo anúncio para milhares de pessoas se nenhuma delas estiver interessada em seu produto, muito menos planejando investir nele?

O benefício do Google Ads apresenta seu produto para um grupo qualificado de pessoas que demonstram interesse com base em suas pesquisas e nos cookies armazenados. Então, o que é o Google Ads e como ele funciona?

Ajuda do Google Ads: Como Funciona?

Após estas informações você provavelmente deve estar se perguntando como funciona o Goodle Ads. Como se escolhe o anúncio certo para o seu público alvo?   How do you choose which ads your audience will see? Quanto os anunciantes pagam? Afinal de contas, o Google Ads é de graça? 

O Google Ads funciona por meio de um sistema de lances, e funciona assim:

  • O anunciante cria um anúncio e adiciona palavras-chave relacionadas a ele.
  • Alguém faz uma busca no Google.
  • Se alguém busca por essas palavras-chave específicas, o Google Ads ativa um leilão.
  • O Google seleciona diferentes anúncios direcionados com base nessas palavras-chave.
  • O Google utiliza o Índice de Anúncios (Ad Rank) e a Pontuação de Qualidade (Quality Score) para escolher um vencedor entre os anúncios selecionados.

Como o Google Ads funciona com o Link Patrocinado, o anunciante pagará cada vez que alguém clicar em seu anúncio.

Mais alguma coisa que você precisa saber? Mesmo havendo um leilão, o Google não escolhe os vencedores com base em quanto dinheiro eles pagarão para exibir seus anúncios. Em vez disso, o Google leva em consideração dois fatores principais: o Índice de Anúncios (Ad Rank) e a Pontuação de Qualidade (Quality Score).

Índice de Anúncios

O Google Ads calcula o Índice de Anúncios (Ad Rank) com uma fórmula que leva em consideração a Pontuação de Qualidade e o lance máximo. Multiplicando esses dois fatores, você obtém o Índice de Anúncios! Portanto, para que isso funcione, é importante ter uma Pontuação de Qualidade alta. Vamos dar uma olhada em um exemplo:

  • João tem uma Pontuação de Qualidade de 10 e um lance máximo de $2.
  • Maria, por outro lado, tem uma Pontuação de Qualidade de 6 e um lance máximo de $3.

Certamente, o lance de Maria é mais alto. Porém, se calcularmos od Índices de Anúncions dos dois, João tem um índice de 20, enquanto maria somente 18. Ou seja, João é o vencedor!

Você não precisa necessariamente se preocupar em ter um lance mais alto. Em vez disso, concentre-se em obter uma pontuação de qualidade alta.

Além disso, não há um Índice de Anúncios perfeito a ser buscado, pois esse índice depende do quanto o anunciante está disposto a pagar.

Pontuação de Qualidade

A Pontuação de Qualidade é uma escala e uma ferramenta que ajuda o anunciante a saber se o anúncio é de alta qualidade em comparação com outros anúncios no mesmo nicho. O Google Ads atribui a cada anúncio uma pontuação que varia de 1 a 10. Quanto mais alta for a pontuação, mais valiosos serão seus anúncios para alguém.

A Pontuação de Qualidade é uma ferramenta que ajuda o anunciante a saber a qualidade do anúncio, em comparação com outros anúncios concorrentes no mesm nicho. O Google Ads atribui a cada anúncio uma pontuação que varia de 1 à 10. Quanto mais alta for a pontuação, mais valiosos serão seus anúncios para o seu público alvo.

O Google utiliza diferentes fatores para calcular a Pontuação de Qualidade, tais como:

  • Relevância: Quão relevante é o seu anúncio para o usuário? Por exemplo, se alguém busca por “pincéis de maquiagem”, um anúncio relevante seria o de uma loja de maquiagem. Quanto mais semelhante for a busca do usuário ao anúncio, maior será a relevância do anúncio.
  • Experiência do usuário: Também conhecida como experiência da página de destino, avalia o quão relevante é a sua página de destino para todos que clicam no anúncio. Ao mesmo tempo, também avalia o quão valiosa é a experiência para o usuário.
  • Taxa de cliques: Também chamada de CTR (Clickthrough Rate), é a medida de quão atrativo o seu anúncio é para os usuários em comparação com os seus concorrentes. Quanto mais cliques o seu anúncio receber, melhor.

Seu lance para o anúncio

A magia por trás do Google Ads está na forma como os lances funcionam. Pode parecer desafiador no início, mas como tudo na vida, nada que um pouco de prática não possa resolver. 

Além disso, o Google Ads oferece diferentes formas de fazer lances, para que você possa escolher a mais benéfica para o seu negócio. Você pode optar por lances com base em conversões, impressões, visualizações e cliques. Tudo depende do que você deseja alcançar com sua campanha na plataforma.

  • Número de Cliques: se seu objetivo é fazer com que mais pessoas cliquem e acessem seu site, você pode focar nisso e utilizar o lance por Custo Por Clique (CPC), onde você pagará cada vez que alguém clicar no seu banner e for redirecionado para seu site.
  • Número de Visualizações: por outro lado, se seu objetivo é ter o maior número possível de visualizações nos seus vídeos, você pode utilizar o Custo Por Visualização (CPV). Nesse tipo de lance, você pagará cada vez que alguém assistir ao seu vídeo.
  • Impressões de Anúncios: se seu principal objetico não for cliques ou visualizações, mas sim fazer com que mais pessoas vejam a sua marca no Google, ou seja, sempre que alguém fizer uma busca na plataforma de pesquisas, você deve acompanhar as impressões.
  • Conversões de Anúncios: caso você não deseje investir dinheiro para obter cliques, visualizações ou impressões, as conversões de anúncios podem ser o método ideal para você. Também conhecido como Custo Por Ação (CPA), você só paga cada vez que alguém realizar uma ação específica no seu site. Essa ação pode ser simples como se inscrever numa lista de e-mails, ou até mesmo uma venda.

Diferentes tipos de campanhas no Google Ads

Felizmente, o Google Ads oferece diferentes campanhas, dependendo do que você deseja alcançar e para se adaptar às suas necessidades. Alguns dos fatores que você deve levar em consideração ao escolher sua campanha no Google Ads são estratégias de marca e planos de marketing.

A visibilidade das campanhas de Display

google ads demo

Os anúncios de Display são campanhas no Google Ads em que o anúncio é uma imagem que será exibida em um site, serviço do Google ou aplicativo. Além da imagem, você pode adicionar texto e animações. É uma maneira de dar mais visibilidade à sua marca além do que alguém pesquisa no Google.

Existem dois tipos de campanhas de Display: Display Padrão e Campanha Inteligente.

Optando por campanhas de Shopping

google ad campaign

Essa campanha aparece exclusivamente nas páginas de Compras do Google e consiste em listagens de produtos, onde os usuários podem ver os produtos que você vende. Por esse motivo, é uma ferramenta útil se você é um varejista que deseja vender um inventário de produtos.

Campanhas de Pesquisa Clássica

google analytics

Esse tipo de campanha utiliza texto e palavras-chave para fazer com que seu anúncio apareça nos resultados de pesquisa do Google. É uma das campanhas mais abrangentes, pois será exibida para pessoas que provavelmente estão interessadas na sua marca. No entanto, uma das desvantagens é que o Google não informará quais são as palavras-chave mais pesquisadas. No entanto, existem softwares que podem ajudar nessa tarefa, como a Sellesta.com.

Aplicando campanhas de aplicativos

good ad display network

É uma campanha que funciona se você já possui um aplicativo e deseja atrair novos usuários. Além disso, o Google Ads oferece diferentes tipos de campanhas para aplicativos, como engajamento de aplicativo, instalações de aplicativo e pré-registro de aplicativo.

Campanhas de Vídeo

google ad video

Essa campanha permite que você faça o upload de um anúncio para o YouTube e o exiba em outros vídeos do YouTube ou em sites. Dependendo do que você deseja, você pode escolher entre diferentes subtipos de campanhas de vídeo, como campanhas de vídeo personalizadas, campanhas de conversão e campanhas de alcance de vídeo.

Usando o Google Ads para criar a melhor campanha

Se você deseja criar anúncios digitais que ajudem a impulsionar as vendas, o reconhecimento da marca ou ambos, o Google Ads é uma das ferramentas mais populares e práticas, pois oferece muitas opções de campanha para ajudá-lo a alcançar os objetivos da sua marca. Então, você pode estar se perguntando, como começar? Eu preciso de uma conta no Google Ads?

Criar uma conta no Google Ads

Como criar uma conta no Google Ads? O primeiro passo é criar uma conta no Google, mas isso não se aplica a todos. Se você já usa o Gmail, já possui uma conta no Google e pode usá-la para diferentes serviços do Google, como o Google Ads.

Criar uma lista de objetivos de campanha publicitária

A próxima pergunta seria: como anunciar no Google Ads? No entanto, isso depende do que você deseja alcançar com sua campanha. Dependendo do seu objetivo, você pode escolher o tipo de campanha (Display, Vídeo, App, entre outros) e a forma de pagamento (CPC, CPV ou CPA).

Criar uma mensagem envolvente

Você pode usar texto simples, e o Google recomenda que você descreva o melhor do seu produto em no máximo três frases, ou você pode usar uma imagem em vez disso.

Escolher as palavras-chave corretas

Isso é especialmente importante se você vai executar uma campanha de texto. Você deve selecionar as palavras-chave que serão relacionadas ao seu anúncio.

Determinar um orçamento para a sua campanha

O Google Ads permite que você defina um orçamento, e você nunca pagará mais do que está disposto a pagar. Além disso, você pode ajustá-lo ao longo do tempo.

Colocar sua campanha em movimento

Tudo pronto! Após iniciar sua campanha, é só deixar o Google Ads fazer o trabalho, e o melhor de tudo? Você paga somente depois de ver os resultados.

Aproveite a ajuda do Google Ads!

Anúncios físicos são coisa do passado. Hoje em dia, você pode pagar de acordo com o que deseja alcançar com a sua marca. Pode ser vender um produto, dar mais visibilidade à sua marca ou obter mais visualizações. Tudo isso é possível com a ajuda do Google Ads.
Mesmo assim, toda essa gama de informações diferentes que o Google Ads oferece podem levar anunciantes ao erro. Por sorte, hoje em dia existem softwares como Sellesta.com que podem ajudar você a otimizar listagens, pesquisas de palavras-chave e rastrear palavras-chave em um só lugar.

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link