Voltar à lista · 4 min read

Redefinindo sucesso: O crescimento do e-commerce e o impacto transformador da IA na América Latina

Será que a América Latina está entrando em uma nova era de crescimento do e-commerce?

Com taxas de crescimento agressivas, como os 32% da Argentina e os 19% do Chile, a região está traçando um caminho único. Mas o crescimento não acaba nas estatísticas; o panorama indica que esse crescimento chegou para ficar, alimentado pelas dinâmicas de mercado e pela Inteligência Artificial.

Este artigo visa analisar a explosão do e-commerce, avaliar seus desafios únicos, e descobrir como a IA pode ser usada como ferramenta e parceira estratégica para desbloquear novas rotas de inovação, eficiência, e engajamento personalizado com os clientes. Quer você seja experiente ou iniciante no mercado, entender essas dinâmicas é crucial para o seu sucesso.

O impulso da pandemia: um momento decisivo

A pandemia do COVID-19 foi um agente catalisador, lançando o e-commerce na América Latina a novas alturas. Iniciativas governamentais, como o programa Coronavoucher no Brasil, o Ingreso Solidario na Colômbia, e o Ingreso Familiar de Emergencia na Argentina foram instrumentais na aceleração da mudança em direção às compras online.

Países como o Brasil, o México e o Chile tiveram um aumento de cerca de 50% nas transações apenas no ano de 2020. O que distingue as tendências da América Latina é a resiliência dos novos hábitos de compra online, ao contrário de outras regiões, onde houve uma redução após a explosão inicial.

A oportunidade e os desafios

Mas apesar do crescimento rápido, as vendas online continuam sendo uma pequena fração das vendas totais, representando 5,6% na América Latina, em comparação com 14% nos EUA. Esse intervalo é uma oportunidade enorme para o mercado. Além disso, um escopo de expansão como esse traz desafios.

Por exemplo, o panorama competitivo nos marketplaces online da América Latina é implacável, principalmente em mercados proeminentes como o Brasil e o México. Nossas pesquisas revelam que 91,4% dos gerentes de e-commerce brasileiros e 86% dos mexicanos competem com uma miríade de marcas em cada categoria, o que torna a rivalidade substancial e extensa. 

Amplificando mais ainda essa pressão, a taxa de fracasso é apavorante: cerca de 90% das empresas de e-commerce se desintegram dentro dos primeiros quatro meses. Os fatores que contribuem para esse fenômeno vão da competição intensa e a falta de pesquisa sobre o público-alvo às falhas na experiência do usuário, além de vários outros. A questão permanece: Existe uma forma de superar esses desafios e aproveitar as oportunidades neste mercado crescente? Existe sim, e é aí que a IA entra.

O papel da inovação com IA no e-commerce

Com dinâmicas de mercado que estão crescendo tão rápido, a IA está se tornando um divisor de águas no cenário do e-commerce latino-americano. Em um mercado dominado por gigantes como o Mercado Livre e a Amazon, a IA fornece às empresas de pequeno e médio porte as ferramentas para competir de forma justa.

Usando tecnologias como insights de IA em tempo real para melhorar o ROI de campanhas de e-commerce se tornou mais que um luxo; é uma parte essencial da estratégia. Ferramentas de IA equipam os vendedores online e profissionais do marketing digital com a responsividade, adaptabilidade e direção estratégica para transformar insights em estratégias dinâmicas. Afinal, estamos na era da agilidade, onde os dados viram decisões, e a IA é um fator central nessa transformação.

Mas a adoção da IA ainda tem seus desafios; nossa pesquisa indica que a maioria dos gerentes de e-commerce do Brasil (87,1%) e do México (75,7%) percebem o retorno sobre investimento (ROI) como seu maior obstáculo.

É aí que ferramentas como os Insights da Sellesta entram em jogo, oferecendo aos profissionais do marketing em marketplaces terceirizados o poder de entender e responder às necessidades dos clientes. A ferramenta de IA fornece dados e tendências de mercado em tempo real, contribuindo diretamente para um retorno sobre investimento mais eficaz. Quer saber como? Solicite uma demonstração gratuita.

A estrada à frente: Visualizando o futuro do e-commerce na América Latina

O cenário do e-commerce latino-americano é mais do que um fenômeno passageiro: é uma revolução transformadora alimentada por uma taxa de crescimento estimada em 14,3% em 2023; a segunda mais alta no mundo. Além das potências regionais, mercados emergentes conhecidos como o “C6” (Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e República Dominicana) também estão sendo reconhecidos como promissores. Isso quer dizer que o impacto transformador da IA não ficará confinado a grandes empresas e metrópoles, principalmente para empresas de e-commerce de pequeno e médio porte.

Com as ferramentas de IA certas ao seu lado, você pode não apenas reagir às mudanças, mas liderá-las. Você pode simplificar tarefas complexas e tomar decisões fundamentadas em dados reais. Para entender melhor como a IA pode transformar os seus negócios no mercado florescente da América Latina, nosso relatório gratuito fornece ideias detalhadas sobre o potencial da IA e como você pode aplicá-la às suas necessidades específicas. É como um mapa que leva a um futuro no qual a sua empresa é mais eficiente, responsiva e lucrativa.

A situação do e-commerce na América Latina é complexa, mas o caminho a ser tomado é claro. Tudo pronto para explorar o que vem em seguida?

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link