Voltar à lista · 19 min read

10+ Conferências de comércio eletrônico no Brasil [2023 + 2024]

Conferências de comércio eletrônico

O comércio eletrônico brasileiro está em pleno crescimento, moldando a forma como os consumidores interagem e realizam suas compras. Com uma estimativa para encerrar o ano gerando quase R$200 bilhões, o cenário do e-commerce no Brasil está mais dinâmico do que nunca. 

De fato, este ramo vem crescendo tanto que até mesmo empresas renomadas no ramo de comércio com lojas físicas, vem optando cada vez mais por dar preferência ao varejo online. Estudos feitos em 2021 revelam que o consumidor brasileiro já dá preferência pela comodidade do comércio online, e com um futuro cada vez mais conectado, esta tendência deve ficar ainda mais evidente.

Para empresários, profissionais de marketing, empreendedores e entusiastas do mundo digital, participar das melhores conferências de comércio eletrônico no país tornou-se essencial. Certamente, num mercado tão concorrido quanto o e-commerce latino-americano, buscar se especializar e adquirir novos contatos é primordial para empresários de sucesso.

Afinal de contas, com o avanço da tecnologia de inteligência artificial, estima-se que o crescimento deste mercado terá um impacto transformador na América Latina e no resto do mundo.

Por isso destacamos as conferências de comércio eletrônico no Brasil [2023 + 2024] que oferecem uma visão aprofundada das tendências, estratégias e inovações no universo do comércio eletrônico. Esses eventos não apenas reúnem especialistas de renome, mas também proporcionam uma plataforma única para networking, aprendizado e troca de ideias.

Qual é a vantagem de participar de uma conferência de comércio eletrônico?

Participar de uma conferência de comércio eletrônico oferece uma série de vantagens significativas para profissionais, empresários e entusiastas do setor. Primeiramente, esses eventos proporcionam uma oportunidade única de aprendizado, onde os participantes podem se atualizar sobre as últimas tendências, estratégias e tecnologias que estão moldando o comércio eletrônico.

Além disso, as conferências são locais ideais para networking. Elas reúnem uma comunidade diversificada de especialistas, empresários e potenciais parceiros de negócios, permitindo a criação de conexões valiosas e parcerias estratégicas para otimização da sua taxa de conversão e suas vendas online.

As conferências também costumam contar com palestrantes de renome, que compartilham suas experiências e insights, oferecendo inspiração e orientação prática. Esse conhecimento adquirido pode ser aplicado diretamente nos negócios, impulsionando o crescimento e a inovação.

Por fim, as conferências de comércio eletrônico oferecem uma visão mais ampla do mercado, ajudando os participantes a compreender melhor as demandas do consumidor, as mudanças regulatórias e as oportunidades emergentes. No mundo das vendas, está à par de todas as atualizações do mercado, e ainda se conectar com empresas de marketing e mentes inovadoras no mercado pode ser o “click” que falta para um empreendedor fazer sua empresa alcançar novos ares.

Melhores conferências de comércio eletrônico no Brasil 

Além de oferecer a oportunidade de conhecer as melhores cabeças pensantes que o mercado pode oferecer, as conferências de comércio eletrônico no Brasil podem também ser eventos realmente memoráveis. Além do conhecimento profissional, os participantes também têm a chance de fazer novas amizades, contatos e até potenciais clientes no futuro.

Abaixo, montamos uma lista de algumas das conferências mais excitantes que o Brasil terá entre 2023 e 2024.

1. E-Commerce Brasil – Digitalização do Varejo

E-Commerce Brasil

Location: Hotel Unique, São Paulo-SP

Data: 30 de Outubro de 2023

O evento “E-commerce Brasil – Digitalização do Varejo” é uma oportunidade excepcional para mergulhar no universo do comércio eletrônico e suas interações com o varejo. Este evento especializado cria um ambiente propício para conversas, trocas de experiências e networking com os maiores players do mercado. Em sua primeira edição, o evento se destaca por sua estrutura, dividida em áreas de conteúdo e aprendizado focado na evolução da indústria no e-commerce.

Pontos-chave da conferência:

  • 1.000 Congressistas Qualificados: Reúne uma comunidade de profissionais qualificados e interessados no comércio eletrônico.
  • 3 Áreas de Conteúdo: Oferece uma ampla gama de temas e palestras, cobrindo desde a digitalização do transporte rodoviário até estratégias de vendas B2B.
  • 20 Palestrantes: Apresentações de especialistas do setor, compartilhando insights valiosos e experiências práticas.
  • 40 Expositores: Uma oportunidade para explorar soluções e tecnologias inovadoras que impulsionam o comércio eletrônico.
  • Palestras Destacadas: Exemplos incluem a discussão sobre a construção de jornadas D2C Omnichannel na indústria de alimentos e a aplicação de GenAI para impulsionar as vendas B2B.

Email para Contato: [email protected] e web https://eventos.ecommercebrasil.com.br/congresso-digitalizacao-varejo/

2. RD Summit

RD Summit

Location: Expo Center Norte, em São Paulo-SP

Data: 08, 09 e 10 de novembro

O RD Summit é um dos eventos mais impressionantes do cenário latino-americano, focado em Marketing, Vendas e Inovação. Organizado pela RD Station, líder em soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil e parte do Grupo TOTVS, este evento é uma combinação única de negócios, educação e entretenimento. Agora em sua 9ª edição, o RD Summit é um ponto de encontro obrigatório para as principais marcas e referências do ecossistema, reunindo mais de 15 mil profissionais de Marketing, Vendas e Inovação de todos os estados brasileiros.

Pontos-chave da conferência:

  • 9 Trilhas Temáticas: Oferece uma ampla variedade de temas de negócios em uma única conferência.
  • Mais de 200 Marcas Expositoras: Oportunidade para explorar tecnologias e soluções inovadoras.
  • Palestrantes de Destaque: Apresentações de figuras renomadas, como Emicida, Camila Farani e Pedro Sobral.
  • Potencial de Negócios: O evento gera negócios que ultrapassam a marca de quase 100 milhões.
  • Experiências Memoráveis: Planejado para encantar, entreter e emocionar os participantes, marcando suas carreiras e vidas para sempre.

Contato: www.rdstation.com/contato/

3. E-Commerce Brasil – Congresso Rio Grande do Sul

RS-Congresso Rio Grande do Sul

Location: Barra Shopping Sul, Porto Alegre-RS

Date: 14 de Novembro

Para empreendedores e profissionais fora do eixo Rio-São Paulo, a E-Commerce Brasil, um dos maiores portais voltados para o comércio eletrônico no país, oferece uma oportunidade única com a conferência “E-commerce Brasil – Congresso Rio Grande do Sul”. Esta extensão regional do evento visa atender às necessidades dos empreendedores e entusiastas do comércio eletrônico na região sul do Brasil.

Pontos-chave da conferência:

  • Atenção Regional: Especialmente projetada para atender às demandas e oportunidades do comércio eletrônico na região sul do Brasil.
  • Ampla Participação: O evento atrai uma grande audiência de profissionais, empreendedores e entusiastas do comércio eletrônico da região sul do Brasil.
  • Diversidade de Palestrantes: Conta com uma variedade de palestrantes experientes e influentes que compartilham insights valiosos sobre o comércio eletrônico.
  • Tópicos Relevantes: Aborda temas essenciais relacionados ao e-commerce, como estratégias de marketing, logística, experiência do cliente e muito mais.
  • Networking Oportunidades: Proporciona um ambiente propício para networking, onde os participantes podem estabelecer conexões e parcerias comerciais.
  • Exposição e Inovação: Oferece uma oportunidade para explorar produtos, serviços e soluções inovadoras que podem impulsionar os negócios online.

Contato: [email protected] e web https://eventos.ecommercebrasil.com.br/congresso-rio-grande-do-sul/

4. VTEX Day

VTex Day

Location: São Paulo-SP

Date: 2024 (à definir)

O VTEX Day é um dos eventos mais prestigiados do mundo no campo do comércio eletrônico. Realizado anualmente há 14 anos, este evento é de extrema importância para o ecossistema de comércio eletrônico, reunindo clientes, fornecedores e influenciadores de destaque. É uma oportunidade única para apresentar soluções, discutir novidades, trocar conhecimento, debater tendências, fortalecer o networking e adquirir insights valiosos que podem aprimorar os negócios.

Pontos-chave da conferência:

  • Destaque Mundial: Reconhecido como um dos maiores eventos de digital commerce do mundo.
  • Networking de Alto Nível: Reúne os principais nomes do varejo, proporcionando oportunidades excepcionais de networking.
  • Ampla Variedade de Conteúdo: Oferece oito palcos de conteúdo, abordando uma ampla gama de tópicos relevantes para o comércio eletrônico.
  • Inovação Tecnológica: Focado em apresentar as últimas inovações e tecnologias no setor.
  • Patrocinadores de Destaque: Empresas de renome, como AWS, Adyen, Magalu e PayPal, patrocinam o evento, destacando sua importância no cenário empresarial.

O VTEX Day é uma experiência imperdível para quem busca estar na vanguarda do comércio eletrônico global. Com seu histórico de sucesso e um enfoque inigualável em inovação e conhecimento, este evento continua a ser um marco para profissionais e empresas que buscam se destacar no mundo digital. Estima-se que a edição de 2024 trará ainda mais insights e oportunidades para os participantes.

Contato: [email protected] e web https://vtexday.com.br

5. E-commerce Experience

E-commerce Experience

Local: ACIM Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá-PR

Data: 27 de Setembro, 2023.

O E-commerce Experience é um evento concebido para fornecer insights essenciais àqueles que já atuam no mercado digital ou desejam ingressar nele. Com foco nos pilares de atendimento, marketing e cases de sucesso, este evento é uma oportunidade de imersão na transformação digital do comércio varejista brasileiro.

Palestras Destacadas:

  • Cesar Baleco, CEO do Grupo Irrah: Explorará como a inteligência artificial está revolucionando os canais de atendimento, proporcionando experiências excepcionais aos clientes.
  • Samuel Rodriguez, CEO da The Digital Eden: Discutirá os maiores desafios do marketing digital e como entender um mercado altamente competitivo e lucrativo.
  • Caio Cesar, CEO da Via Evangélica e Epulari: Compartilhará a jornada de começar uma operação de e-commerce do zero e transformá-la em um verdadeiro sucesso.
  • Odair Rosa, CEO da Magazord: Abordará os pilares essenciais para o sucesso de um e-commerce.

Este evento é uma oportunidade única para adquirir conhecimento valioso e insights práticos para prosperar na era digital do comércio varejista brasileiro. Seja parte dessa transformação digital e explore estratégias inovadoras para impulsionar seus negócios online.

Contato: (44) 99919-9112 | Jayme Verri – Coordenador de Eventos

6. Fraternidade de E-commerce Billions

Fraternidade de E-commerce Billions

Location: Hotel Brut, Balneário Camboriú-SC

Date: 22 à 24 de Setembro, 2023

A Fraternidade de E-commerce Billions é um espaço exclusivo e essencial para empresários do comércio eletrônico que desejam se conectar com outros líderes do setor, enfrentar desafios semelhantes, compartilhar conhecimento e ideias, e aprender com alguns dos especialistas mais bem sucedidos do mercado.

Pontos-chave da conferência:

  • Conexão Estratégica: Este evento reúne os principais lojistas de e-commerce do Brasil, proporcionando uma oportunidade única para estabelecer conexões estratégicas com seus pares.
  • Programação Abrangente: Durante três dias de atividades, os participantes terão a chance de explorar diversas atividades, incluindo uma visita técnica em logística no Porto de Itajaí, encontros com palestrantes e sessões de Hot Seats, e um passeio exclusivo de lancha em Porto Belo.
  • Foco em Gigantes do E-commerce: Destina-se a lojistas do comércio eletrônico que alcançaram um faturamento mensal a partir de R$ 1 milhão, garantindo que a participação seja relevante e de alto nível.
  • Processo Seletivo: A participação é sujeita a uma análise realizada pela equipe do evento, garantindo um ambiente exclusivo para os profissionais mais experientes e bem-sucedidos do setor.

A Fraternidade de E-commerce Billions é mais do que um evento; é uma oportunidade de se conectar com os gigantes do e-commerce, compartilhar experiências e conhecimentos, e fortalecer sua posição como líder no mercado. Se você atende aos critérios de elegibilidade, esta é uma experiência única para impulsionar seus negócios e expandir sua rede de contatos no mundo do comércio eletrônico brasileiro.

Contato: https://www.instagram.com/ebillions.br/

7. DigiTalks Expo

DigiTalks Expo

Location: São Paulo Expo, São Paulo-SP

Data: 2024 (à definir)

O Digitalks Expo é o principal evento de negócios do Universo Digital no Brasil, seguindo os padrões dos maiores eventos digitais da Europa. Este evento oferece uma experiência única e integrada ao mercado mundial, com o objetivo de preparar indivíduos e transformar empresas para o Universo Digital.

Pontos-chave da conferência:

  • Ampla Programação: Dois dias de evento com auditórios de alto nível, área de negócios com empresas do setor e presença de influenciadores do mercado.
  • Diversidade de Trilhas de Conteúdo: O evento oferece trilhas de conteúdo variadas, como Congress, Innovation Experience, Ads & Digital Marketing, abordando temas relevantes para o universo digital.
  • Oportunidades de Networking: Possibilidade de fazer conexões estratégicas com profissionais influentes do setor.
  • Foco em Inovação: Exploração de casos de inovação e apresentações dos responsáveis pelas disrupções nas empresas e nos negócios.
  • Exploração de Tendências: Descoberta das tendências mais recentes em negócios, tecnologia e marketing.
  • Digital Commerce: Abordagem das últimas tendências em vendas online e estratégias para otimizar a experiência do cliente.
  • AI & MarTech: Descoberta de como a inteligência artificial e a tecnologia de marketing podem impulsionar os negócios e aprimorar a experiência do cliente.
  • Digital Real Estate: Exploração das últimas tendências em tecnologia e inovação no setor imobiliário.
  • Growth Tech: Oportunidade de aprender com os maiores nomes do Marketing Científico e impulsionar o crescimento do negócio.

Sem dúvidas, o Digitalks Expo é uma das maiores porta de entrada para o mundo digital, oferecendo insights, oportunidades de negócios e conexões essenciais para profissionais e empresas que buscam se destacar na era digital. Embora ainda não tenha data definida para 2024, com toda a certeza a Digitalks Expo estará acontecendo em São Paulo no ano que vem.

Contato: [email protected] e web https://digitalks.com.br/

8. Fire Festival

Fire Festival

Local: Expominas – Belo Horizonte, MG

Data: 29, 30 E 31 DE AGOSTO DE 2024

Localizado em Minas Gerais, o Fire Festival é uma das maiores conferências da América Latina. Desde 2015, a líder de mercado Hotmart tem investido múltiplos 7 dígitos no Fire Festival para criar o maior e mais abrangente evento da Creator Economy.

Além do foco em networking e obter novas experiências no marketing digital, o Fire Festival também se destaca pelo foco no entretenimento de seus participantes, possibilitando uma experiência única para todos os envolvidos.

O evento de 2024 apresentará quatro palcos distintos:

Espaço F: Um ambiente de entretenimento com atrações artísticas e o espírito festivo característico do FIRE FESTIVAL.

Palco I: Focado em criatividade, inspiração e inovação, com participação de grandes marcas, cases de sucesso e influenciadores globais.

Palco R: Oferece conhecimento técnico profundo e direcionamentos estratégicos com as maiores referências do mercado digital.

Palco E: Aulas imersivas e práticas ministradas pelos especialistas da Hotmart, proporcionando segurança na execução de estratégias.

Este evento é notório por atrair os palestrantes mais “high profile”, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de aprender com os melhores do setor. O Expominas é o epicentro onde as figuras mais influentes do mercado se encontram para compartilhar insights, experiências e inspiração, moldando o futuro do mercado digital na América Latina. 

É certamente um evento imperdível para quem busca estar na vanguarda das tendências e inovações no cenário do e-commerce.

Contato: [email protected] e web https://firefestival.hotmart.com

9. SEO Summit

SEO Summit

Local: Online

Data: 28 e 29 de Setembro

Para os comerciantes e empreendedores que não podem viajar mas ainda desejam fazer parte de uma dos maiores eventos voltados ao marketing digital do país, a SEO Summit oferece um evento totalmente gratuito e remoto que promete divulgar conteúdo sobre SEO para e-commerces da mais alta qualidade.

Pontos-chave do evento:

  • Foco em SEO: O SEO Summit irá compartilhar do melhor conteúdo, palestrado pelos melhores especialistas na área.
  • Geração de Leads Qualificados: O evento aborda a importância de gerar leads qualificados, com 60,5% das empresas buscando essa meta.
  • Conteúdo e SEO: À medida que o marketing de conteúdo e o SEO se tornam as principais apostas dos profissionais de marketing, o SEO Summit oferece insights cruciais.
  • Visibilidade Online: Com a busca orgânica sendo uma aliada fundamental na construção de uma marca bem posicionada e facilmente encontrada, o evento explora estratégias para obter essa visibilidade.
  • Elenco de Destaque: O SEO Summit conta com a presença de especialistas, como Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion, Fabiane Sutiak, Analista Educacional de SEO, e Bianca Gregorio, SEO Manager & Partner, todos altamente experientes em SEO e marketing digital.

O SEO Summit é uma oportunidade única de aprender com os melhores e dominar as técnicas essenciais para impulsionar a visibilidade online e o tráfego orgânico. À medida que o marketing orgânico se torna cada vez mais crucial, este evento fornece as ferramentas e estratégias necessárias para se destacar no ambiente digital em constante evolução.

Contato: https://www.instagram.com/seo.summit/

10. Mercado Livre Experience

Mercado Livre Experience

Local: à definir

Data: 2024

O MercadoLivre Experience é um evento de destaque no cenário de comércio eletrônico do Brasil. Embora a edição de 2023 tenha ocorrido em agosto, empreendedores já devem começar a se preparar para a edição de 2024 deste evento que, apesar de relativamente recente, tem todos os elementos para se tornar uma das conferências mais tradicionais e importantes do comércio eletrônico no país.

Pontos-chave da conferência:

  • Ampla Participação: A edição anterior atraiu mais de 14 mil pessoas, tornando-o um dos maiores eventos de comércio eletrônico do Brasil.
  • Palestrantes Renomados: O evento contou com mais de 100 palestrantes, incluindo figuras renomadas e populares, como o apresentador Marcos Mion, e Joel Jota, entre outros.
  • Foco no Marketplace: O grande atrativo do Mercado Livre Experience é seu foco nas vendas e na publicidade na plataforma Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina. Isso o torna uma fonte essencial de insights e estratégias para vendedores e empreendedores que buscam sucesso nesse ambiente altamente competitivo.
  • Networking e Aprendizado: Além das palestras, o evento oferece oportunidades de networking valiosas, onde os participantes podem se conectar com outros vendedores, especialistas em comércio eletrônico e profissionais do setor.

Sem dúvidas, Mercado Livre Experience é uma vitrine de oportunidades para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de vendas online e explorar o potencial de crescimento na plataforma MercadoLivre. Com palestrantes renomados e um foco claro no marketplace, esta conferência é um evento essencial para qualquer pessoa envolvida no comércio eletrônico no Brasil.

Se você busca maximizar suas vendas online, o MercadoLivre Experience é o lugar certo para estar.

Contato: https://www.instagram.com/mercadolivreexperience/

11. Feira Brasileira de Varejo

Feira Brasileira de Varejo

Local: Centro de Eventos FIERGS, Porto Alegre (RS)

Data: 22, 23, e 24 de Maio de 2024

A Feira Brasileira de Varejo é um evento que se destaca no cenário empreendedor brasileiro, e a edição de 2023 foi um tremendo sucesso, deixando empreendedores ansiosos para a próxima conferência no ano seguinte.

Pontos-chave da conferência:

  • Resultados Impressionantes: A edição de 2023 gerou mais de R$22 milhões em negócios, proporcionando uma plataforma valiosa para empreendedores varejistas.
  • Ampla Programação: Com mais de 70 horas de conteúdo, quase 10 mil participantes e mais de 100 expositores, a Feira Brasileira de Varejo oferece uma experiência rica em conhecimento e oportunidades de negócios.
  • Ideal para Empreendedores Varejistas: Esta conferência é possivelmente a mais adequada para empreendedores varejistas do Brasil, oferecendo insights, conexões e recursos essenciais para impulsionar seus negócios.
  • Jeito Brasileiro de Fazer Varejo: A edição de 2023 destacou o Jeito Brasileiro de Fazer Varejo, enfatizando ativos como a criatividade e a habilidade de conexão com as pessoas.
  • Diversidade de Conteúdo: Durante os três dias de feira, o público teve acesso a palestras, painéis, mentorias e dinâmicas em oito palcos, incluindo cinco gratuitos e três exclusivos para quem adquiriu ingressos.
  • Palestrantes de Destaque: O evento reuniu grandes nomes do empreendedorismo e varejo, como Luis Justo (CEO do Rock in Rio), Andrea Iorio (ex-Tinder e L’Oreal), Tinga (ex-atleta e empresário), e muitos outros líderes influentes do mercado.

A Feira Brasileira de Varejo é uma oportunidade imperdível para empreendedores varejistas que buscam resultados sólidos, networking valioso e insights para impulsionar seus negócios. Com um foco claro no mercado brasileiro e no jeito único de fazer varejo, esta conferência é uma referência no setor e uma fonte essencial de inspiração e estratégia para empreendedores do varejo no Brasil.

Contato: via Whatsapp +55 51 99101-5410

Compareça às Melhores Conferências de Comércio Eletrônico no Brasil

Participar das melhores conferências de comércio eletrônico no Brasil não é apenas uma oportunidade, e sim uma grande chance que empreendedores e profissionais do mercado de e-commerce tem de se manterem atualizados. Estes eventos compartilham de vasto conhecimento, além de também a chance de aumentar seu networking e conseguir novos contatos para ampliar seu negócio.

Durante essas conferências, você terá a chance de aprender com os principais especialistas do mercado sobre temas como otimização de taxas de conversão, marketing para empresas de e-commerce, geração de leads e muito mais. As informações e experiências compartilhadas podem não apenas serem úteis para a sua profissão, mas também servir de motivação para te ajudar a chegar ao topo!

Dito isto, todo esse conhecimento pode também ser aprimorado quando você utiliza a melhor ferramenta de inteligência artificial voltada para e-commerce do mercado. Com uma ampla gama de recursos da mais alta tecnologia, a Sellesta permite que empresas automatizem processos como listagem de produtos, categorização de keywords e muito mais.

A ferramenta também desempenha um papel fundamental ao fornecer market insights valiosos para estratégias de marketing. Através da análise de dados e padrões de comportamento do consumidor, a plataforma oferece informações relevantes que ajudam as empresas a entender melhor seu público-alvo, identificar tendências de mercado e otimizar suas campanhas de marketing.

Sellesta oferece outros recursos como rastreio de palavras-chave, otimização de anúncios e análise de avaliações para garantir que seus produtos alcancem o seu público alvo. Quando combinados todos os conhecimentos adquiridos em conferências como a MercadoLivre Experience, SEO Summit ou a Feira Brasileira de Varejo com o poder de automatização e melhora da qualidade de anúncios que a Sellesta oferece, o seu negócio tem tudo para crescer!

Gostou? Compartilhe com um amigo
Copiar link